El Triángulo Daliniano
Viajar sempre é uma experiência inesquecível, que começa desde a decisão do seu destino até o retorno para casa com a mala cheia de boas recordações. E nada melhor do que ter passeios e roteiros incríveis para que sua viagem fique ainda mais memorável.
Hoje na The Best trouxemos uma Rota incrivel, coberta de muita cultura e imagens maravilhosas, localizada em três cidade da Espanha está o Triangulo Daliniano, confira:
O Triângulo Daliniano é o triangulo que aparece no mapa da Catalunha, se traçássemos uma linha entre os municípios de Púbol, Portlligat e Figueras. Essas três localidades explicam a trajetória de Salvador Dalí, um artista de projeção internacional, mas totalmente ligado ao seu território. Este espaço concentrado em um território de apenas 40 km² contém os elementos que compõem o universo Daliniano: seus museus, a paisagem, a luz, a arquitetura, a ortografia, os costumes, as lendas, a gastronomia. O Triângulo Daliniano permite que você explore o universo de Dalí.
O Triângulo Dalinian é um percurso que une os três centros nevrálgicos do Empordà que permitem conhecer Salvador Dalí em profundidade, tanto nos aspectos biográficos como artísticos.
O roteiro começa na cidade natal do gênio, Figueres, onde fica o Teatre-Museu Dalí; Continua em Cadaqués, concretamente na pequena aldeia piscatória de Portlligat, onde se encontra a Casa-Museu Salvador Dalí, e termina na localidade de La Pera, onde se encontra o castelo Púbol.
Figueres é a capital de Alt Empordà e o grande centro cultural, de serviços e comunicações do norte da Catalunha. O Teatre-Museu Dalí é sua principal atração do ponto de vista turístico, e o espaço onde a obra do artista pode ser mais conhecida. É um edifício neoclássico construído entre 1848 e 1850 como um teatro italiano. Funcionou como teatro municipal de Figueres durante a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, até que um incêndio durante a Guerra Civil o condenou ao abandono.
Salvador Dalí o converteu em Teatre-Museu Dalí em 1974. Como tal, reúne boa parte da obra do pintor: impressionismo, futurismo, cubismo e surrealismo, com pinturas como Port Alguer (1924), L’espectre del Sex – Recurso (1932), Autoretrat tou amb bacó fregit (1941), Poesia d’Amèrica-Els atletes còsmics (1943), Leda atòmica (1949) ou Galatea de les esferes (1952), entre outros. A sua produção confunde-se com a criação do próprio edifício, que o artista concebeu por sua vez como uma grande obra de arte, com espaços interessantes, como a sala Mae West, a sala Palau del Vent, o monumento a Francesc Pujols ou o Cadillac plujós .
Cadaqués é uma pequena vila de pescadores situada no coração de Cap de Creus, em meio a uma natureza selvagem e desenfreada. A pequena cidade de Portlligat , ao norte de Cadaqués, foi o lugar peculiar e isolado que Dalí escolheu para morar e pintar boa parte de sua obra, na atual Casa-Museu de Salvador Dalí . É um conjunto de cabanas de pescadores que o pintor comprou em diferentes etapas, de 1930 aos anos setenta, e foi reformando e decorando durante esses quarenta anos dando-lhe uma estrutura labiríntica, com pequenos espaços acorrentados por corredores estreitos, caminhos sem saída. .
A visita surreal passa pela oficina de Dalí, a biblioteca, as salas privadas, o jardim e a piscina. O grupo tenta manter as coisas como estavam quando o gênio Empordà morava lá. A baía de Portlligat também é interessante, um lugar de tranquilidade ao abrigo do mar mais intempestivo.
Por fim, Púbol é uma pequena localidade da Baix Empordà, situada no município de La Pera, onde Dalí comprou em 1969 o antigo castelo medieval do século XI que tinha sido o centro do baronato Pubol. Com esta aquisição e sua reforma subsequente, ele cumpriu a promessa que havia feito a Gala de torná-la rainha de um castelo. A Gala-Dalí Castelo Casa-Museu Pubol devia ser o refúgio da musa do pintor, que dedicou um grande esforço criativo à restauração e decoração. Inclui cómodos como a antiga cozinha convertida em casa de banho, a sala do piano, a coleção de vestidos de alta costura de Gala, o Cadillac que pertenceu ao casal e a cripta onde a musa foi sepultada. O castelo foi a última oficina de Salvador Dalí, entre 1982 e 1984.
Fonte: Catalunya
Consulte-nos mais informações sobre valores e reserva: (21) 4126-4396 ou 96401-4648.