Pantanal

Viajar sempre é uma experiência inesquecível, que começa desde a decisão do seu destino até o retorno para casa com a mala cheia de boas recordações. E nada melhor do que ter passeios e roteiros incríveis para que sua viagem fique ainda mais memorável.

O dia 12 de novembro é considerado o Dia do Pantanal. A data foi instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e também por uma lei estadual do Mato Grosso do Sul, em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que morreu em 2005 durante um protesto em defesa do bioma. Então hoje trouxemos dicas incríveis para você conhecer esse lugar maravilhoso: 

O turismo no Pantanal atrai muitos turistas estrangeiros, que vêm ao nosso país em busca de conhecer a famosa fauna e flora e explorar nossas belezas naturais. Mas, o Pantanal também está caindo nas graças dos brasileiros que querem conhecer melhor o Brasil. O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo e o destino ideal para os fãs do ecoturismo. Afinal, são mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais para conhecer e ver de perto. Se você  ainda não tinha pensado em fazer turismo no Pantanal, depois de ler esse artigo com certeza vai mudar de ideia.

Turismo no Pantanal: clima

O que fazer no Pantanal? Antes de programar qualquer viagem é preciso se informar sobre o clima local, sobre a melhor época para visitar e qual é a melhor maneira de chegar ao local.

Pensando nisso, reunimos algumas informações para te ajudar a se planejar e começar a organizar sua viagem pelo Pantanal.

Clima no Pantanal

turismo no pantanal clima
Fonte: Pixabay

O Pantanal é um lugar que apresenta temperaturas altas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24°C. Durante o verão, o índice de chuva é bem maior do que no inverno.

Quem decide fazer turismo no Pantanal entre abril e setembro vai pegar a temporada mais seca do destino, mas o calor mesmo só aparece entre outubro e março, que é quando mais chove por lá.

Onde fica o Pantanal

Muita gente tem dúvidas de onde fica o Complexo do Pantanal. Bom, a região é enorme e está no Paraguai, na Bolívia e no Brasil!

No Brasil, a região é dividida em dois estados. Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço em Mato Grosso, também conhecido como Pantanal Norte; e Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, chamada de Pantanal Sul.

Cada região oferece seus atrativos e é indicada para um tipo de viajante, dependendo do objetivo da viagem.

O bioma é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO e conta com uma fauna e flora super ricas, prato cheio para os amantes do ecoturismo.

O destino ainda é pouco visitado por brasileiros, mas atrai milhares de turistas estrangeiros.

Pantanal Norte x Pantanal Sul

Canoagem no Pantanal Norte e Sul
Fonte: Pixabay

O primeiro passo na hora de planejar a viagem para turismo no Pantanal é escolher qual região visitar.

Para quem quer assistir manifestações culturais, danças típicas, praticar pesca e ver de perto animais aquáticos, o Pantanal Norte é o mais recomendado.

Já para quem quer ter um contato mais íntimo com animais selvagens e praticar canoagem, o Pantanal Sul é o ideal.

Independente da escolha, tanto na região Sul quanto na região Norte, o Pantanal oferece passeios tradicionais e que precisam estar no roteiro de todo visitante.

Entretanto, algumas atrações são exclusivas de cada região e vai depender do que você planeja e espera da sua viagem e quais passeios mais te interessam.

Turismo no Pantanal: quais as cidades que fazem parte do Pantanal?

O Complexo do Pantanal tem esse nome porque é um bioma formado por muitos pantanais!

A savana, que tem a sua maior parte alagada, tem um acesso difícil por meio de barco entre algumas cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São elas:

  • Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul): Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho.
  • Pantanal Norte (Mato Grosso): Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço.

Qual cidade começa o Pantanal?

Em que cidade começa o turismo no Pantanal
Fonte: Jaqueline Rigotti Kubiszeski / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Para quem está montando o roteiro de turismo no Pantanal saber a cidade onde ele começa é importante. Como são várias opções, essa é uma informação que vai variar do seu estilo de viagem e o que você quer ver primeiro.

Porém, existe um roteiro tradicional que a maioria das pessoas segue durante sua viagem. Abaixo vamos apresentar as principais cidades desse roteiro.

Poconé

Conhecida como a porta de entrada para Turismo no Pantanal, pois é nessa cidade que começam os 145 km da transpantaneira. Por essa ecovia é possível ver bem de perto vários tipos de animais da região, como jacarés, capivaras, tuiuiús e até a raríssima onça pintada.

Nos meses em que as águas estão mais baixas, empresas de turismo na região fazem passeios com focagem noturna, que consiste em observar os animais em seu habitat natural durante a noite, sem interferir.

Para quem também quer conhecer a cidade também é possível aproveitar as festas típicas da cidade. E é claro, assim como o Pantanal é famoso, a culinária também é atrativa na cidade.

Cáceres

Em Cáceres acontece o Festival Internacional de Pesca, logo, os amantes dessa atividade vão gostar da cidade.

Entre os atrativos turísticos de quem passa por Cáceres, o passeio pelo rio Paraguai é obrigatório. Durante o trajeto é possível ver os animais silvestres, pássaros únicos da região e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Barão de Melgaço

Uma das cidades do roteiro tradicional de turismo no Pantanal é Barão de Melgaço, que reserva um momento de tranquilidade e descanso para os seus visitantes.  Tão tranquila que é possível ouvir os cantos dos pássaros por quase toda a cidade.

A baía de Chacororé é a terceira maior do Brasil, logo é um passeio obrigatório, mas também aproveita para conhecer a baía Siá Mariana, onde é possível ver diversos animais típicos pantaneiros.

Em termos de comida, experimente a paçoca de pilão e o famoso prato “Maria Izabel”, feito de carne com arroz.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais!

Santo Antônio do Leverger

O Caminho das Águas é a atividade mais famosa da cidade de Santo Antônio Leverger. Durante o passeio é possível ver as antigas usinas de açúcar e álcool que existiam na região.

Os turistas que chegam até aqui e querem um pouco mais de aventura podem fazer trekking nas montanhas do morro de Santo Antônio. E ao final da subida ainda é recompensado com uma vista magnífica.

A cidade conta ainda com o Parque Estadual de Águas Quentes que foi construído principalmente para preservar o bioma do Pantanal. Com certeza você vai sair do passeio ainda mais encanto com as belezas naturais do Brasil.

Fauna e Flora no Pantanal

O que fazer no Pantanal? Muitos viajantes vêm de fora do país para fazer turismo no Pantanal. A maior planície inundável do planeta possui grande biodiversidade. São cerca de 650 espécies de aves, 230 de peixes, 50 de répteis e 80 de mamíferos.

O Pantanal é o destino ideal para quem gosta de contemplar a natureza e ter um contato mais próximo com o meio ambiente.

A beleza e a singularidade desse lugar muitas vezes passam despercebidas pelo brasileiro, que muitas vezes prefere as praias ou as montanhas.

Mas o Pantanal tem muito a oferecer e é um paraíso para fotógrafos, biólogos e amantes da natureza.

Melhor época para turismo no Pantanal

Melhor época para turismo
Fonte: Unsplash

Quando viajar? A melhor época para fazer turismo no Pantanal é entre os meses de julho e outubro, temporada de seca e de clima mais ameno (e também é a alta temporada!).

Nessa época, é bem mais fácil se locomover de um ponto ao outro na região. Além disso, é o período ideal para quem quer aproveitar a viagem para observar animais.

É essa a melhor época para fazer safári fotográfico, observação noturna de animais, trekking e passeios para experimentar a vida do campo.

Como chegar ao Pantanal Matogrossense

Para fazer turismo no Pantanal, você precisa escolher qual caminho prefere seguir.

Você pode procurar passagens aéreas para Cuiabá e, depois de desembarcar, seguir viagem de carro até Poconé, pouco mais de 100 km da capital do Mato Grosso.

Ou desembarcar em Campo Grande e ir até Corumbá, para conhecer o Pantanal via Mato Grosso do Sul.

Turismo no Pantanal: principais segmentos

O turismo no Pantanal é ideal para quem gosta de ter contato maior com a natureza e observar animais de pertinho.

Durante sua viagem para o Pantanal, você pode aproveitar para fazer diferentes segmentos turísticos pelo bioma. Em geral, os passeios e roteiro turístico Pantanal são oferecidos pelo próprio hotel, mas também dá para pagar a parte.

Ecoturismo

turismo no pantanal dicas
Fonte: Unsplash

O segmento do ecoturismo caiu na graça da galera e já conquistou muitos turistas adeptos.

Para quem curte esse tipo de turismo, boa notícia, o Pantanal é um dos principais destinos no Brasil e no mundo para viver de perto essa experiência, ter contato com a natureza, novas culturas e belezas naturais, como a flora e a fauna.

Turismo Cultural

Para quem não sabe, turismo cultural é aquele que envolve atividades ou eventos que buscam valorizar e promover a cultura e a história local.

Em lugares históricos, esse tipo de turismo é bastante comum. Mas até mesmo uma simples visita a um museu é considerada turismo cultural.

No Pantanal, o visitante que optar por conhecer lugares como o Casario do Porto, o Museu de História do Pantanal, curtir festas culturais ou conhecer e adquirir artesanatos feitos pelos moradores, estará praticando esse tipo de turismo e consequentemente ajudando o destino a crescer economicamente.

Turismo de Pesca Esportiva

Uma das atividades turísticas mais comuns no Pantanal é a Pesca Esportiva. Isso porque na bacia do Rio Paraguai existe uma diversidade enorme de peixes, são cerca de 230 espécies.

O lugar é considerado um paraíso por quem pratica pesca por esporte e também desperta bastante interesse dos biólogos.

O que fazer em turismo no Pantanal?

turismo no pantanal o que fazer
Fonte: Pixabay

O Pantanal tem várias atrações e passeios para quem se dispõe a viver essa aventura. Além de todos os atrativos, o destino é perfeito para quem curte explorar ambientes únicos. É um lugar mágico e surpreendente no centro-oeste brasileiro.

Selecionamos alguns dos passeios mais conhecidos e mais cogitados pelos viajantes para te ajudar a montar um roteiro e já ir escolhendo seus atrativos preferidos.

1. Passeios a cavalo

Existe forma mais autêntica de explorar o Pantanal do que em cima de um cavalo? É dessa forma que os pantaneiros percorrem o lugar.

Várias agências de turismo oferecem esse tipo de passeio aos viajantes. Os cavalos são mansos e treinados para fazer passeios mesmo com quem nunca subiu em um cavalo.

2. Safári fotográfico

Esse é o passeio perfeito para quem quer admirar a fauna e a flora local. O safári é feito em um carro que percorre uma distância muito maior do que você alcançaria a pé.

Com a ajuda e experiência dos guias, você poderá observar mais de perto os jacarés, os lobos, araras, capivaras, tucanos e muitos outros.

A melhor época do ano para fazer o passeio é entre os meses de julho e setembro, quando o tempo está mais seco.

Com sorte você poderá ver animais como uma onça pintada, tamanduás e até sucuris.

3. Passeio de canoa

Para fazer um passeio de canoa pelo Pantanal, você não precisa necessariamente ter qualquer experiência com canoagem ou coisa parecida.

Só será necessário encontrar alguma agência e você poderá percorrer as águas do pantanal remando em um barquinho que acomoda 1 ou 2 pessoas.

4. Trilhas

Trilhas de Turismo no Pantanal
Fonte: Pixabay

Uma das melhores maneiras de se explorar um lugar é caminhando. Enquanto você caminha é possível observar mais detalhes dos lugares e ver de pertinho os animais que se escondem em meio a natureza.

No Pantanal você pode fazer várias trilhas para conhecer melhor esse cantinho tão especial do Brasil.

5. Passeio de barco

Os passeios de barco são oferecidos por várias agências locais e convidam os turistas a explorar o Pantanal pelas águas.

Os passeios costumam durar cerca de 3 horas e durante o trajeto os viajantes podem ver de perto jacarés, aves raras e muitos mamíferos em seu habitat natural.

Em alguns casos você pode ter um tempo para se banhar nas águas do rio e até fazer um picnic em uma das praias de água doce. A melhor época para os passeios é na época de cheia, que acontece entre os meses de junho e agosto.

6. Passeio de trem em viagem Pantanal

O passeio de trem pelo Pantanal é mais uma alternativa para os viajantes. Pela janela do trem é possível contemplar animais como araras e várias outras espécies nativas da região.

O trem que sai de Campo Grande e vai até Miranda, faz uma parada em Aquidauana para um almoço.

7. Visita ao projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul surgiu em 1990 no Pantanal e tem como objetivo proteger e preservar a espécie que está ameaçada de extinção. Desde então, o projeto já ajudou a aumentar a população da espécie de 1.500 para 5.000.

Visitar o projeto é uma chance de ver de perto estas espécies e tomar consciência da importância da preservação do nosso meio ambiente.

8. Pescaria de piranha

Boa parte das pessoas que fazem turismo no Pantanal são atraídas pela curiosidade de conhecer as famosas piranhas pantaneiras. Como já citamos antes, o Pantanal é riquíssimo quando o assunto é fauna e flora.

Lá é possível encontrar cerca de 250 espécies diferentes de peixes, incluindo as piranhas, que também ajudam a compor um dos pratos típicos da região, o caldo de piranha.

Onde se hospedar para conhecer o Pantanal?

Onde se hospedar para conhecer o Pantanal? Pousada Tucano Do Cuiabá
Fonte: Elquarto / Pousada Tucano Do Cuiabá

Algo que poucas pessoas sabem é que existem 3 tipos de hospedagens principais, as voltadas para ecoturismo, para pesca e os barcos hotéis. Mas calma, se você tem dúvidas sobre elas nós explicamos melhor:

  • Hospedagens de ecoturismo: podem ser pousadas, hotéis e/ou hotéis fazenda, onde na diária já estão inclusas as refeições e os passeios principais pela cidade. Esse tipo de hospedagem costuma oferecer algumas regalias que as outras não têm.
  • Hotéis para pesca: essas são hospedagens mais simples, pois os hóspedes vão passar a maior parte do tempo fora. Na diária já incluem o valor do barco que será usado para pesca.
  • Barcos-hotéis: são vendidos pacotes que incluem a cabina com camas e refeições, além é claro dos passeios que serão feitos ao longo dos dias de hospedagem.

Quanto custa uma viagem para o Pantanal

O Pantanal assim como Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um tipo de destino que quase tudo deve ser reservado e pago com antecedência. Pois são lugares de preservação ambiental e por isso existem limites de turistas diariamente.

Logo, sempre surge a dúvida sobre os valores da viagem. A boa notícia é que com um bom planejamento você consegue economizar durante o passeio.

Como as reservas devem ser feitas com antecedência é possível conseguir bons descontos. Além disso, ao fechar pacotes de hospedagem, alimentação e passeios os valores finais podem ser ainda melhores e mais econômicos.

 

Fonte: Passagens Promo.

Ainda não conhece nossas redes sociais? Confira nosso Instagram e também nossa pagina do Facebook.

Consulte-nos mais informações sobre valores e reserva: (21) 4126-4396 ou 96401-4648.

INTERESSADO? DEIXE SEU CONTATO

    Central de Atendimento (21) 96401-4648 (WhatsApp)