Paraty

Viajar sempre é uma experiência inesquecível, que começa desde a decisão do seu destino até o retorno para casa com a mala cheia de boas recordações. E nada melhor do que ter passeios e roteiros incríveis para que sua viagem fique ainda mais memorável.

 

Hoje trouxemos para vocês, um destino incrível que fica localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro. Paraty é o lugar perfeito se você quer se isolar com muita natureza e paisagens belíssimas, confira: 

Paraty é um destino que oferece atrações bem diversificadas, capazes de agradar aos mais exigentes turistas. Há praias e cachoeiras maravilhosas, roteiros culturais e históricos, ecoturismo, esportes de aventura e, claro, uma cena gastronômica invejável. Dificilmente você ficará sem ter o que fazer enquanto estiver pela cidade. Acredite, um feriado prolongado será muito pouco para conhecer a região; por isso, reserve ao menos uma semana para curtir um dos mais encantadores e românticos destinos do Rio de Janeiro. 

Ao chegar em Paraty, você certamente correrá para conhecer o Centro Histórico. Tenha muito cuidado. Ele é tão apaixonante que talvez você se esqueça até mesmo da praias da Costa Verde. Os casarões coloniais são lindos e o passeio pelas ruas de calçamento em pé de moleque é uma verdadeira viagem no tempo. Você será transportado para os anos de 1800, data da arquitetura dos quarteirões tombados pelo IPHAN. O centro é repleto de festa, música, lojas e restaurantes. É passeio para todos os dias. E você sempre encontrará algo diferente e especial, principalmente quando se permitir entrar nos casarões, seja para escolher um livro, uma obra de arte ou apenas um tecido colorido feito por artesãos locais. Vista um calçado confortável e descubra todos os encantos do Centro Histórico.

Centro-historico-de-paraty

Perca-se entre as lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, faça muitos cliques das portas e janelas coloridas, experimente um sorteve em frente à Igreja de Nossa Sra. do Rosário, visite as exposições da Casa de Cultura, passeie entre os barcos no cais do porto, com vista para a Igreja de Santa Rita, a antiga cadeira e a Capela de Nossa Senhora das Dores. Aprecie os traços maçônicos na arquitetura e não deixe de tomar uma cerveja nos bares da Praça da Matriz ou experimentar um dos elaborados menus apreciando a vida passar por entre as janelas da história de Paraty.

Paraty Paraty Paraty Paraty Paraty

Ao vencer o encanto pelo Centro Histórico, é hora de conhecer algumas das mais de 120 praias e ilhas em tons de esmeralda que compõem a baía de Paraty e arredores. São praias de mar límpido e um maravilhoso mix de verde e azul, com águas de temperatura agradável e repletas de vida. Você poderá se deparar com tartarugas, golfinhos e, mais raramente, até com algumas orcas. Escolha entre os passeios de barco, circuitos de lancha ou roteiros de carro e trilhas. O modo como você chegará varia, mas certamente a beleza será comum a todas as praias. Não deixe de visitar as maravilhosas praias de Trindade, faça um mergulho com os peixes na Ilha Comprida e na Lagoa Azul, descubra os encantos da gruta do Saco da Velha, coma um peixe frito à beira-mar no Saco do Mamanguá e delicie-se nas águas calmas da Ilha da Cotia, da Praia da Lula e da Praia Vermelha. Mas como elas não são as únicas belezas locais, busque faixas de areia ao longo de toda a estrada Rio-Santos. O litoral recortado presenteia os turistas com cenas inesquecíveis.

Praia-da-lula

Praia-da-lula Ilha-comprida Ilha-da-cotia Ilha-do-algodao Praia-da-conceicao Ilha-do-algodao Piscina-natural-do-cachadaco Praia-de-fora Praia-do-cepilho Praia-vermelha

Além da água do mar, quem estiver em Paraty poderá curtir um gelado banho de cachoeira. E nada melhor para aplacar o calor do verão! Experimente visitar esses pequenos paraísos em meio à Serra do Mar. Muitas cachoeiras estão à beira do Caminho do Ouro, a Estrada Real por onde passava o ouro, diamantes e café que vinham das minas gerais no período colonial. Você poderá unir o roteiro histórico ao ecoturismo, com direito a trilhas, rappel, canionismo, arvorismo e tirolesas. Mas divertido mesmo será se aventurar em uma descida pela Cachoeira do Tobogã, onde os jovens locais dão espetáculo de manobras ao descerem a escorregadia pedra que compõe a cachoeira. Entre uma queda d’água e outra, vale experimentar algumas das melhores cachaças artesanais produzidas na região. Visite um alambique e não perca a chance de conhecer como é produzida uma das mais autênticas bebidas brasileiras, tudo à beira da histórica Estrada Real.

Cachoeira-da-pedra-branca

Paraty também vai além das praias e oferece boas opções de compras e restaurantes, principalmente ao redor do Centro Histórico. As lojinhas são cheias de charme e sempre convidativas, especialmente para quem gosta de objetos de arte e peças mais rústicas ou artesanatos locais. Há também boas opções para compras de roupas, até mesmo alguns brechós descolados e lojas nacionais que em Paraty ganham ares coloniais. Já os restaurantes surpreendem com menus maravilhosos. As mesinhas na calçada se tornam irresistíveis. Vale investir também nos bares da cidade, que convidam a deliciosas noites em meio aos casarões coloniais. A noite continua ainda em bares com música ao vivo.

 

Paraty Paraty Paraty Paraty Paraty

Quem busca por festivais e atividades culturais em Paraty não irá se decepcionar. A cidade é repleta de boas livrarias, lojas de arte, antiquários e alguns espaços destinados à produção cultural. Apesar de Paraty respirar cultura durante todo o ano, alguns eventos atraem a atenção dos visitantes. É o caso da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre final de junho e início de julho. O festival reúne escritores e curiosos dispostos a debaterem e viverem intensamente a literatura. Esse é um dos períodos do ano em que Paraty fica mais cheia.

Outro festival destinado à arte é o Paraty em Foco, que reúne fotógrafos e amantes da arte do retrato, sempre no mês de setembro. Quem prefere a música não ficará de fora. Em maio, acontece o Bourbon Festival Paraty, destinado aos apreciadores de jazz; no mês de janeiro, quem reina é o festival Viva o Verão, com shows e apresentações culturais gratuitas. No mês de agosto, acontece um dos mais tradicionais encontros da cidade, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, onde a estrela é a típica bebida brasileira, que conta com produção de qualidade na cidade.

Confira alguns atrativos da cidade:

Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan

Enquanto a água corre pela pedra lisa da Cachoeira do Tobogã, moradores da região se preparam, em fila, para descer em alta velocidade. A cena está entre as mais divertidas para os turistas que visitam Paraty. A habilidade dos jovens impressiona e eles capricham nas manobras.

Cachoeira da Pedra Branca e Poço Usina

A Cachoeira da Pedra Branca está entre as mais movimentadas de Paraty. Por ser uma das mais tranquilas e belas da região, ela faz parte da rota comum de passeios de jeep. A cachoeira está localizada em área particular, próxima à estrada Paraty-Cunha.

 

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico marca o ponto onde nasceu Paraty. O local é ponto de parada obrigatório entre os turistas e não só por questões históricas. O lugar é imperdível também pela beleza arquitetônica das construções coloniais, por ser o principal polo gastronômico da cidade.

Forte Defensor Perpétuo

Construído em 1822 para defender a Baía de Paraty, o Forte Defensor Perpétuo tem vista privilegiada para a cidade. O local, no Morro da Vila Velha, abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes de a cidade descer para onde hoje está o Centro Histórico.

Ilha Comprida

Ela está entre as paradas mais populares dos barcos que partem do cais do Porto de Paraty com turistas. A Ilha Comprida é um sonho para os visitantes que curtem mergulhar cercados por vida marinha.
A ilha não oferece praia, mas tem uma enorme piscina onde é possível curtir o mergulho com snorkel.

 

Ilha da Cotia

A graciosa Ilha da Cotia oferece águas límpidas e tranquilas para os visitantes. Os barcos que chegam ao local ancoram de um lado e os turistas podem caminhar até o outro extremo da ilha, onde pedras ajudam a formar deliciosas piscinas naturais. O visual está entre os mais belos de Paraty. A areia é um convite ao descanso.

Ilha do Algodão

Com águas transparentes e profundas, a Ilha do Algodão é ideal para quem deseja praticar snorkeling. O local é ponto de parada de vários passeios de barco, onde os visitantes podem nadar tranquilamente e curtir os peixes que tomam conta da água.

Lagoa Azul

Conhecida pelo intenso tom da água, a Lagoa Azul é ponto certo de parada do mais popular passeio de escuna em Paraty. O local, cercado por rochas e mata verde, é uma grande piscina natural, repleta de vida marinha. A Lagoa Azul é parte da mesma rota que segue para a Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.

Paraty Mirim

Distante 17 km do Centro Histórico de Paraty, a vila de Paraty Mirim abriga a mais antiga igreja da cidade. Paraty Mirim oferece uma longa faixa de areia com 800 metros de extensão, mar calmo e verde e boa infraestrutura de bares e restaurantes para o turista. A paisagem é cercada de mata virgem e o visual é dos mais belos. 

 

Piscina Natural do Cachadaço

Uma das mais famosas atrações de Paraty, a Piscina Natural do Cachadaço está entre as prediletas dos turistas que visitam a Vila de Trindade. A piscina é formada por uma área de mar protegida por grandes pedras. A profundidade na maior parte não ultrapassa um metro. Leve seu snorkel e aproveite a vida marinha.

Praia da Conceição

Quase sempre deserta, a Praia da Conceição atrai visitantes que buscam aliar sossego a um belo visual. A praia faz parte de alguns roteiros alternativos de escunas. Exatamente por não estar na rota mais tradicional, ela se torna um paraíso. A água é muito tranquila…

 

Praia da Lula

A Praia da Lula é parte constante dos passeios de escuna que partem do Porto de Paraty. E ela é tudo o que se imagina ao pensar em uma praia paratiense. O intenso tom de verde da mata se mistura ao profundo colorido do mar e forma o clássico cenário da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Praia de Fora (Praia dos Ranchos)

Principal praia da Vila de Trindade, a Praia de Fora recebe os visitantes que gostam de curtir praias com infraestrutura. A praia está localizada ao longo da principal rua da Vila e oferece vários restaurantes, quiosques e pousadas. Excelente opção para passar o dia. Escolha a sua cadeira e a sua mesinha e sente-se…

 

Praia do Cachadaço

Quem chega à Vila de Trindade muitas vezes passa reto pela Praia do Cachadaço. E isso se justifica pela ansiedade em chegar às piscinas naturais localizadas logo depois da praia. De fato, as Piscinas Naturais do Cachadaço estão entre as melhores atrações de Paraty.

Praia do Cepilho

Este pequeno paraíso oferece todo o necessário para o visitante ser feliz. A Praia do Cepilho tem areia branca e fina, um visual incrível com grandes e belas pedras por onde corre o mar, um bar com boa comida e bebida gelada e, para fechar o pacote, um espetáculo dos surfistas nas ondas.

Praia do Engenho

Parte do Saco do Mamanguá, a Praia do Engenho foge ao lugar comum dos passeios de escuna e oferece aos visitantes uma experiência bem mais exclusiva. Com águas sempre tranquilas e vegetação muito fechada, essa praia é ideal para passar o dia sem ter quase ninguém por perto.

 

Praia do Jabaquara

Popular entre os moradores, a Praia do Jabaquara tem acesso fácil a partir do Centro Histórico. Uma verdadeira raridade em Paraty. A praia tem mar muito calmo, o que atrai famílias com crianças e turistas interessados em praticar esportes como stand up padle, caiaque e vela.

Praia do Meio

Preferida entre as famílias com crianças, a Praia do Meio tem mar extremamente tranquilo e raso. É o local ideal na Vila de Trindade para curtir com os pequenos. A praia, em forma de enseada, tem bares, quiosques, passeios de barco, aluguel de SUP e caiaque e, como é de se imaginar, muita gente!

 

Praia do Pontal

A Praia do Pontal pode não estar entre as mais bonitas de Paraty, mas com certeza está entre as mais movimentadas. Localizada bem pertinho do Centro Histórico, essa é a praia da cidade. Com calçadão, bares, quiosques e muitas mesinhas e cadeiras.

 

Praia do Sono

Predileta entre os turistas que buscam praias selvagens e desertas, a Praia do Sono é um verdadeiro paraíso local. Com longa faixa de areia, vegetação preservada e visual paradisíaco, ela se torna desejo de muitos viajantes que chegam a Paraty. A Praia do Sono dá acesso às vizinhas Antigos e Antiguinhos.

 

Praia Vermelha

A vegetação fechada impressiona tanto quanto a cor do mar. A Praia Vermelha está entre as mais visitadas nos passeios de escuna que saem do Porto de Paraty. A praia tem um visual maravilhoso e é também ideal para quem deseja contato total com a natureza, mas não abre mão de um certo conforto.

 

Saco da Velha

A vegetação exuberante misturada ao mar colorido entre azul e verde marcam a paisagem do Saco da Velha. A praia faz parte de alguns circuitos de barco, mas muitas vezes a parada é apenas para o almoço, o que nem sempre permite um mergulho ou caminhada pela areia desse paraíso.

 

Saco Do Mamanguá

Uma das localidades mais desejadas entre os turistas que procuram belas praias em Paraty é o Saco do Mamanguá. O lugar tem muita fama, mas ir até lá pode ser um pouco complicado e muitos passeios não passam da entrada do Saco. Conhecido por ser o único fiorde do Brasil.

Fonte: Melhores Destinos

Foto destque: segueviagem

 

Ainda não conhece nossas redes sociais? Confira nosso Instagram e também nossa pagina do Facebook.

Consulte-nos mais informações sobre valores e reserva: (21) 4126-4396 ou 96401-4648.

INTERESSADO? DEIXE SEU CONTATO

Central de Atendimento (21) 96401-4648 (WhatsApp)