Praia do Forte

Viajar sempre é uma experiência inesquecível, que começa desde a decisão do seu destino até o retorno para casa com a mala cheia de boas recordações. E nada melhor do que ter passeios e roteiros incríveis para que sua viagem fique ainda mais memorável.

 

O Destino The Best de hoje está em clima do dia Internacional da Tartaruga Marinha, e nada melhor do que apresentar para vocês um destino que além de lindo, possui o Projeto Tamar, que possuem como missão preservar as Tartarugas Marinhas, confira:

Antigo vilarejo de pescadores, com belas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas, Praia do Forte é um destino imperdível para quem vai fazer turismo na Bahia. A charmosa Vila repleta de belas lojas, cafés, bares e restaurantes é o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo para conhecer o local.

Localizada na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, a 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador, a 75 km da Estação Rodoviária e a 80 km do Centro Histórico de Salvador, Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura que permite acomodar bem seus ilustres visitantes. Sua estrutura hoteleira é excelente com mais de mil leitos que vai desde resorts a hotéis e pousadas de alta categoria, além dos albergues, campings, flats, casas e apartamentos para alugar. Possui uma gastronomia da melhor qualidade, lojas de grife, história marcante, cultura forte, passeios ecológicos e muito esporte radical.

Praias

Belas praias de água quente, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo. São as características que tornam a Praia do Forte um destino inesquecível, com paisagens para todos os gostos. Conheça um pouco de cada uma:

Um dos pontos mais procurados é a Praia do Papa Gente, com suas piscinas não muito rasas que possibilitam deliciosos mergulhos para contemplar cardumes de peixes coloridos.

Próximo ao Papa Gente temos a Praia do Lord. Na maré baixa forma-se uma grande piscina natural onde pode-se beber e apreciar iguarias da culinária baiana servidas aos banhistas dentro do mar.

Já a Praia do Porto fica em frente à igreja de São Francisco de Assis e repleta de barracas que servem iguarias baianas. Lá ficam atracados os barcos de pesca. Quase uma baía, ideal para nadar e para a farra da criançada.

Esta é a Praia do Forte. Diversos locais maravilhosos para banho de mar. Difícil é escolher o melhor… Venha descobrir a sua praia preferida.

 

Reserva Sapiranga 

Para os apaixonados do ecoturismo e turismo de aventura, as opções são as caminhadas ecológicas na belíssima Reserva Ecológica da Sapiranga, formada por seiscentos hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, entre elas as orquídeas e bromélias.

Os passeios pela reserva podem ser feitos de várias maneiras como: caminhada, bicicleta, cavalo e para os que preferem mais aventura, a melhor opção é o quadríciclo.

Contrate uma das agências de passeios turisticos e curta seu passeio com segurança.

 

Projeto Tamar

O Museu do TAMAR da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil/Comando do IIº Distrito Naval, no entorno do farol Garcia D’Ávila.

A biodiversidade, a beleza natural e a riqueza histórica e cultural desta região turística fazem do Museu um dos mais frequentados do Brasil, atendendo a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros. Está juntamente com o de Florianópolis, entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.

Serenata no Tamar – No Espaço Cultural do TAMAR Praia do Forte, todos os sábados, a partir das 19 horas, encontre o melhor da cozinha local e música de primeira. A cada semana, uma apresentação especial dá o tom da noite, em um ambiente ideal para estar com a família e amigos. Já são três anos de rock, blues, jazz, samba, reggae, axé, MPB, gêneros variados, artistas consagrados e grupos locais. Música, cultura, ciência e gastronomia para a conservação das tartarugas marinhas.

 

Castelo Garcia D’Avila

Um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte é a majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila. Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.

Começou a ser construído em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real.

A Casa da Torre se destacou na história da colonização e defesa do Brasil durante mais de três séculos. Em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e tornou-se uma grande ruína. Em 1938, foi finalmente tombado pelo Iphan.

A Capela de São Pedro dos Rates é a parte mais antiga da edificação do histórico Castelo Garcia D’Ávila, considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. Atualmente chamada de Capela de Todos os Santos, deu origem á sede, concluída somente em 1624, em Praia do Forte. Em meados do século XIX, já se apresentava em ruínas.

 

A Vila

A Vila é o point e o coração de Praia do Forte. Charmosa, descolada, é o lugar do footing, onde jovens, crianças e senhores passeiam sem compromisso. Um papinho aqui outro ali ou uma geladinha aqui e um jantarzinho ali e finalmente… Tudo termina em um famoso bar ou em um café local. Com lojas descoladas e de grife a Vila da Praia do Forte é marcada pelo bom gosto em sua ambientação.

O lugar possui um charme especial onde o rústico combina com o sofisticado criando um clima de verão que encanta visitantes durante o ano inteiro. Além de desfrutarem das belezas de um lugar tropical, os turistas têm a sua disposição uma excelente infraestrutura completa de lazer, serviços e produtos. Praia do Forte é pura diversidade. O diferencial é que na Vila não transitam carros, só bicicletas e as famosas bicitaxi.

Na Vila, a Gastronomia tem um destaque especial, são dezenas de bares e restaurantes com uma variedade de opções de dar água na boca. São oferecidos desde os famosos beijús da casa de farinha e os deliciosos quitutes da baiana de acarajé às cozinhas mais sofisticadas, como a francesa, italiana e japonesa.

A vida noturna de Praia do Forte é repleta de muita alegria, música e gente bonita circulando pelos bares, que agitam até de madrugada. Para os que gostam de programas mais tranquilos, a opção é sair para um passeio noturno, principalmente nos dias de lua cheia.

É na Vila que se encontre a Capela de São Francisco de Assis, um dos mais famosos cartões postais da Praia do Forte. Localizada em frente á praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. Muitas festas, e manifestações populares, nasceram em torno da igreja, entre elas: Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede.

 

 

Fonte: Praia do Forte Org e Projeto Tamar

 

Ainda não conhece nossas redes sociais? Confira nosso Instagram e também nossa pagina do Facebook.

Consulte-nos mais informações sobre valores e reserva: (21) 4126-4396 ou 96401-4648.

INTERESSADO? DEIXE SEU CONTATO

Central de Atendimento (21) 4126-4396 / WhatsApp 96401-4648