Santiago de Compostela
Viajar sempre é uma experiência inesquecível, que começa desde a decisão do seu destino até o retorno para casa com a mala cheia de boas recordações. E nada melhor do que ter passeios e roteiros incríveis para que sua viagem fique ainda mais memorável.
Aqui na The Best também somos apaixonados por destinos ricos em cultura e história, e um destino que tem tudo a ver com isso é Santiago de Compostela, venha saber mais sobre esse lugar espetacular:
Muitos caminhos levam à Santiago de Compostela. O Caminho Francês, o Português, o Inglês e o de La Plata. A cidade, conhecida pela tradicional peregrinação, recebe viajantes de todo o mundo em busca de algo espiritual.
Mas, além de ser o local de chegada desse encontro do viajante consigo mesmo, é um lugar de muitas histórias e cultura, principalmente religiosas. Mesmo que você não queira fazer nenhum dos caminhos, certamente Santiago de Compostela será um bonito destino de viagem. Vamos conhecer mais sobre a cidade.
Onde fica a cidade de Santiago de Compostela
Pequena e histórica, Santiago de Compostela tem, apenas, cerca de 100 mil habitantes. Situada no noroeste da Espanha, é a capital da Comunidade Autônoma da Galícia, fazendo parte da província da Corunha e da comarca de Santiago.
Mesmo sendo um local de chegada, ou de passagem, é internacionalmente conhecida por ser destino da peregrinação cristã, e espiritual: o Caminho de Santiago.
Histórica, teu o seu centro na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, desde 1985. Abriga edifícios medievais e imponentes, que chamam a atenção de qualquer visitante.
Como ir à Santiago de Compostela
É possível chegar na cidade de várias maneiras: de ônibus, trem, avião e, claro, a pé, através do Caminho de Santiago. Não tem voos diretos saindo do Brasil e, por isso, o mais indicado é utilizar um desses transportes a partir de cidades maiores próximas, como Madrid, Barcelona e Porto.
Caso decida chegar à cidade de avião, o Lavacolla, aeroporto da região, está a 11 quilômetros do Centro.
Se estiver em outras cidades, é possível ir de trem a partir do Porto e de Madri, por exemplo. Ônibus com destino à Santiago de Compostela também saem de locais como Salamanca, Sevilha, Barcelona, Lisboa e Paris.
Como se locomover em Santiago de Compostela
Não tem jeito: você terá que se locomover a pé por Santiago de Compostela. Não é permitido entrar de carro no centro histórico medieval, onde ficam todas as atrações.
Se tiver ido de carro, é possível deixá-lo em estacionamentos no entorno. Eles são, geralmente, subterrâneos. Da estação de trem, ou da rodoviária, é fácil ir a pé.
Outros meios de transporte em Santiago de Compostela
Se quiser passar apenas o dia na cidade em um bate-volta, uma boa alternativa é aproveitar as excursões. A Excursão a Santiago de Compostela saindo do Porto tem duração de cerca de 9 horas e custa a partir de 110€, por pessoa.
Se tiver mais disposição, faça a travessia por Santiago de Compostela de bicicleta. Com tempo bom, é uma ótima forma de conhecer a cidade.
Conheça mais a história da cidade
A história de Santiago de Compostela nos remonta à lendas e a história do próprio cristianismo. Conta-se que, dentre os discípulos que acompanharam Jesus Cristo, Santiago Zebedeu (ou São Tiago) foi um dos mais próximos. Após sua morte, Santiago começou a participar na evangelização da Palestina e da Espanha.
Na área atualmente ocupada pela Catedral residiu um povoado romano, entre o século I d.C e o século V. A fundação da cidade, no entanto, está ligada à descoberta dos restos mortais de Santiago, entre 812 e 813. Foi isso, então, que deu a importância religiosa ao local.
Isso acontece no período em que o rei Afonso II, das Astúrias, declara-se o representante da tradição, da religião e das leis locais, tomando o total poder e criando Compostela.
Aproveitando-se da descoberta dos restos mortais de Santiago, Afonso II faz uma peregrinação e manda construir uma igreja, concedendo privilégios e uma comunidade religiosa.
A notícia da descoberta do corpo de Santiago espalhou-se, fazendo com que o local se tornasse um novo lugar de peregrinação da cristandade.
Percursos do Caminho de Santiago
Hoje é possível fazer 4 diferentes percursos:
- Francês: entrando via Espanha, através de Roncesvalles, nos Pirenéus. São cerca de 800 quilómetros até Compostela;
- Português: saindo das cidades de Porto, Barcelos, Ponte de Lima e Valença. Passa por bosques, campos agrícolas, pontes, aldeias e vilas históricas. A distância depende de qual destes locais é a saída. Saindo do Porto são 240 quilômetros até a chegada;
- Inglês: saída de Ferrol ou da Corunha. Distância de aproximadamente 120 quilômetros;
- Da Prata (“Via de la Plata”): é o Caminho Primitivo, com saída em Sevilha (Espanha), passando por Chaves e Ourense. Este é o caminho mais longo. Segue uma antiga estrada romana, chamada pelos árabes de “plata”.
Lista de 10 passeios em Santiago de Compostela
1. Catedral de Santiago de Compostela
Mesmo que o seu caminho de chegada à cidade não tenha sido por motivos religiosos, uma visita à Catedral de Santiago de Compostela é quase que obrigatória. Um dos templos católicos mais antigos e imponentes da Espanha, ela foi construída entre os anos de 1075 e 1128.
É o principal ponto turístico da cidade. A construção histórica foi erguida em cima dos restos de outras igrejas mais primitivas. É lá que fica, supostamente, o túmulo do apóstolo Santiago (São Tiago).
A arquitetura mistura estilo românico, gótico, renascentista e barrocos. A praça onde ela está localizada, a Praça do Obradoiro, é o ponto de chegada dos peregrinos.
É possível visitar, além da Catedral, o Museu, o Paço de Xelmírez, os telhados, as escavações arqueológicas e o trifório.
2. Centro Histórico de Santiago de Compostela
Caminhar pelo próprio Centro Histórico de Santiago de Compostela é um ótimo passeio, propriamente dito. Cheio de ruas estreitas e em pedras, é sempre movimentado.
Por ser uma cidade que atrai muitos estudantes, o centro acaba sendo um espaço animado por uni-los aos peregrinos do mundo inteiro.
Classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, aproveite o passeio para conhecer o Mosteiro de São Martinho Pinário, que existe desde 1102. Preste atenção na arquitetura dos prédios e aproveite os muitos restaurantes e bares da região.
3. Praça do Obradoiro
É o local onde você mais irá encontrar os peregrinos. É na Praça do Obradoiro que fica a Catedral de Santiago de Compostela, então é o melhor lugar para tirar as fotos clássicas da cidade.
Quando estiver lá, preste atenção ao Paço de Raxoi, o prédio onde está a sede do governo da Galícia, região espanhola onde a cidade de Santiago de Compostela é a capital.
4. Parque da Alameda
Uma das principais áreas verdes da cidade, entre a parte nova e a velha. Vale a pena uma passada para ver os monumentos e estátuas. Entre elas, personalidades como a escritora e poetisa Rosalía de Castro, um dos grandes nomes da Literatura Espanhola.
Dentro do parque também ainda estão outros monumentos históricos da cidade de Santiago de Compostela, como a Igreja do Pilar, de arquitetura barroca, feita em homenagem à Virgem do Pilar, a Padroeira da Espanha.
5. Mercado de Abastos
Como a maioria das cidades espanholas, não poderia faltar um bom mercado em Santiago de Compostela. Lá, o famoso Mercado de Abastos é um dos lugares mais visitados e um dos principais pontos turísticos.
O Mercado de Abastos é um dos mais conhecidos da Espanha. São centenas de barracas com vegetais, frutos-do-mar, pães, carnes, vinhos e bebidas.
Aproveite para experimentar pratos típicos da culinária galega em restaurantes que ficam no interior. Ideal para a hora do almoço.
6. Monastério de San Martiño Pinario
Um dos mosteiros mais importantes da região da Galícia, esse monumento religioso da cidade de Santiago de Compostela tem um interior que vale a pena ser visitado.
Construído em estilo barroco, ele abriga uma coleção de pinturas valiosas, além de objetos sagrados e peças feitas em ouro. O altar, inclusive, é imponente e dourado.
Ele foi construído em meados do século XVII onde antes era uma igreja. No seu total, ele inclui um hotel e um seminário particular.
Para turistas, as visitas são na Igreja e no museu. A exposição inclui retratos de pessoas que viviam em pequenas vilas espanholas e italianas, mostrando o declínio de populações de cultura mais isolada.
7. Praza da Quintana
A Praza da Quintana é a segunda maior praça de Santiago de Compostela. Com dois andares, fica bem próxima à Catedral da cidade e é bem servida de cafeterias e restaurantes.
Construída em cima de um antigo cemitério, é agitada e animada, com apresentações de músicos de rua e estudantes.
Além disso, ela guarda uma lenda. Diz-se que, se passar pela praça à noite, é possível ver a figura de um peregrino sob a torre do relógio da catedral. A lenda conta que o peregrino é um padre que se disfarçou para encontrar sua amante, uma freira do convento de ali perto. Como ela nunca apareceu, ele continua indo para esperá-la.
Um dos edifícios mais históricos da praça é o Monastério de San Paio Antealtares, uma das construções mais antigas da cidade. Depois de servir como mosteiro e igreja, hoje abriga uma comunidade de freiras bentas de clausura.
Ou seja: uma praça cheia de mistérios. Vale a visita.
8. Hostal Parador dos Reis Católicos
Preste atenção nesse edifício. Também localizado na Praça do Obradoiro, bem ao lado da Catedral de Santiago de Compostela, ele foi construído para ser um hospital de atendimento aos peregrinos, em 1501.
Hoje, foi revertido em um hotel de luxo. Tem uma arquitetura típica da Espanha, misturando elementos renascentistas e góticos.
Se quiser mais experiência, é possível se hospedar lá. Ou só entrar para conhecer o seu interior, também vale: ele abriga uma capela declarada Monumento Nacional em 1912.
9. Pazo de San Lourenzo de Trasouto
O Pazo de San Lourenzo é um palácio construído sob as ordens do Bispo de Zamora, Martín Arias, no século XIII. Foi ocupado por franciscanos, passando a ser residência dos condes de Altamira no século XIX.
Mesmo depois de algumas obras, continua conservando seu estilo românico do início, quando foi realizado, em 1216. Atualmente, é Patrimônio Artístico Nacional e abriga um restaurante. É possível visitar a Igreja, a Sacristia e o Claustro.
10. Praza de Cervantes
Chamado de Fórum no século XII, a Praça de Cervantes é o ponto de encontro entre os moradores e o prefeito. É aqui onde estão outros pontos turísticos da cidade, como o museu Casa de La Troya, a Igreja de San Martiño Pinario e o convento de San Francisco.
Além disso, é um ótimo ponto de apoio aos turistas e peregrinos, com seus bares, restaurantes e lojas no entorno.
Quando ir?
Mesmo se você não pretende ir à cidade para fazer o já tradicional Caminho de Santiago, é bom saber que o inverno tem temperaturas baixas, assim como o verão temperaturas mais altas.
Além disso, é no verão que a cidade fica mais cheia e agitada. A melhor época para ir à Santiago de Compostela, portanto, seria na baixa estação na Europa, na primavera ou no outono. Entre os meses de maio e junho, ou entre setembro e novembro.
Quanto custa uma viagem para Santiago de Compostela?
Por ser uma cidade menor, certamente os custos de uma viagem à Santiago de Compostela são menores do que para capitais europeias maiores.
Mesmo assim, é uma cidade bastante turística, o que significa que é possível encontrar alguns itens mais caros. Separamos aqui um pequeno planejamento de custos para a sua viagem.
Passagens aéreas
Saindo do Brasil, não é possível ir em voo direto. E, por isso, os valores ficam um pouco mais caros.
Seguro Viagem
Você sabia que a Espanha é um dos destinos que fazem parte do Tratado de Schengen? Isso quer dizer que para entrar em Santiago de Compostela, mesmo que esteja vindo de outro país europeu, é obrigatório ter um Seguro Viagem Espanha em mãos, com cobertura mínima de 30 mil euros.
Fonte: EuroDicas Turismo
Consulte-nos mais informações sobre valores e reserva: (21) 4126-4396 ou 96401-4648.