19 de junho de 2021 Cine Viagem 0 Comentários

Cine Viagem: O Auto da Compadecida

Aproveitando que hoje é o dia do Cinema Brasileiro, trouxemos um clássico das nossas telinhas que lhe fará viajar pelas risadas.

 

O Filme de hoje é o Auto da Compadecia, que é uma comédia dramática lançado em 2000. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, João Falcão e do próprio diretor, o filme é baseado na peça teatral Auto da Compadecida de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências de Decamerão, clássico de Giovanni Boccaccio. Durante o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, evento criado pelo Ministério da Cultura, o filme recebeu as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator. É o filme brasileiro de maior bilheteria de 2000, sendo visto por mais de dois milhões de espectadores.

As filmagens da obra foram feitas em 1999, na cidade de Cabaceiras, interior do estado da Paraíba, palco de vários outros filmes brasileiros, com parceria de produção entre a Globo Filmes e a Lereby Produções. Estreou em 15 de setembro de 2000, no Brasil, e foi exibido em outros países em eventos de cinema e em mídia para distribuição. Nos Estados Unidos, o filme foi renomeado como A Dog’s Will (“Testamento de um cachorro”). Foi recebido com críticas positivas na maioria dos países da América do Sul.

O filme é uma adaptação de formato da minissérie de mesmo nome lançada em 1999.

 

Sinopse:

O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

 

Assista aqui o trailer do filme.

Confira essa e outras dicas no nosso Instagram.

Compartilhar: