Como tirar o visto Americano
Você tem uma viagem marcada para os Estados Unidos ou está pensando em marcar? Saiba que o visto deve ser o primeiro passo para dar inicio as preparações da sua viagem. Não importa qual será o seu destino neste país com tantas opções de visita, é preciso antes de mais nada obter a autorização de entrada no local.
Inclusive o consulado vai retomar as atividades para renovação e emissão de visto em novembro de 2021, apesar de não ter uma data certa marcada, algumas pessoas já relataram ter conseguido realizar suas marcações.
Não sabe como tirar o seu visto? Então você veio ao lugar certo, confira abaixo como proceder:
1. Formulário DS-160
O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário DS-160 disponível no site. O formulário deve ser preenchido em inglês e com informações precisas e atualizadas – qualquer inconsistência nos dados informados pode levar o processo à estaca zero novamente. Todas as perguntas são feitas em inglês, mas o site tem um mecanismo que traduz perguntas para o português, facilitando o entendimento de quem não compreende a língua estrangeira. Fique atento ao procedimento e salve cada uma de suas etapas, evitando que a página expire e você tenha que fazer o preenchimento desde o início novamente.
2. Valor da taxa do visto americano e pagamento
A taxa de solicitação do visto americano tem o valor de US$ 160 para vistos de visitantes que não exigem petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD) – consulte os demais tipos de visto americano e quanto custa tirar nesta página. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário. Com o novo sistema, esta é a única taxa – não há mais cobrança separada para agendamento ou envio do passaporte.
3. Agendar entrevista do visto americano
Após aguardar o prazo exigido para confirmação do pagamento (2 dias úteis), começa a fase de agendamento da entrevista do visto americano. Com o número identificado como “nosso número” do boleto do DS-160 e o recibo de pagamento da taxa MRV em mãos é hora de agendar as entrevistas. Isso pode ser feito pelo site ou pelo call center. Note que agendando a entrevista pelo site você primeiro deve se cadastrar, incluir seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do passaporte, que já chega com o seu visto americano.
Na hora da solicitação do visto, tenha consigo também o número do passaporte, que é requerido. O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o local escolhido. Após o pagamento concretizado e de posse do “nosso número” é hora de agendar a data de entrevista no consulado, em seguida a data para coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.
4. CASV
O próximo passo para tirar o visto americano é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) para complementar a solicitação do visto, levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.
5. Entrevista do visto americano
O solicitante deve comparecer à entrevista do visto americano em um dos consulados, apresentando o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Solicitantes menores de 16 anos ou com mais de 65 anos são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados para a mesma se a embaixada ou consulado julgar necessário.
Em todo o processo para a solicitação do visto para os Estados Unidos, a entrevista é o passo mais temido e muitos têm dúvidas sobre ela. A melhor dica é manter a calma e falar sempre a verdade, confirmando os dados que apresentou no formulário de solicitação. Fique tranquilo porque o número de brasileiros reprovado é cada vez menor e as chances de negarem seu visto, se não tiver nada errado, são bem pequenas.
Importante: Não esqueça de conferir toda a sua documentação antes de sair de casa para evitar gastos desnecessários, além de ganhar tempo também.
6. Entrega do visto americano
Após estes passos, é bem provável que você seja aprovado – hoje 96% dos pedidos de brasileiros são atendidos. Nesse caso você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou no CASV pré-escolhido, conforme opção adotada na hora do agendamento da entrevista. A entrega do visto também é feita pela transportadora e a entrega costuma ser rápida. Mais informações nesta página.
Fonte: Melhores Destinos Adaptado.
Confira essa e outras informações no nosso Instagram.