Os 8 aeroportos mais diferentes do mundo
Para muitas pessoas que gostam de viajar, o destino em si é um mero detalhe. Conhecer novos lugares, novas culturas, novas comidas e novas pessoas é o que realmente importa. Essas experiências vividas são enriquecedoras. Ter contato com o novo é o que faz muitas pessoas se apaixonarem por viajar.
Nessas idas e vindas pelo mundo, muitos aeroportos acabam passando despercebidos por nós. Mas existem aeroportos tão diferentes e curiosos que chegam a beirar o bizarro. Alguns são conhecidos pela periculosidade, outros pelas belezas e outros por particularidades próprias. O que é muito comum na maioria desses aeroportos são atrasos, cancelamentos e até extravio de bagagens.
Confira abaixo a lista com os aeroportos mais diferentes e curiosos do mundo:
Aeroporto Internacional da Madeira, Portugal
Localizado a quase mil quilômetros de Lisboa, o aeroporto internacional da Madeira é conhecido por sua pista curta e as montanhas bem próximas. O arquipélago da madeira é formado por 8 ilhas, a maior delas é a ilha da Madeira. Esse aeroporto desafia até os pilotos mais experientes, pois a pista tem apenas 2781 metros de comprimento e é muito próxima ao mar.
Para se ter uma ideia, a pista até o ano de 2000 tinha apenas 1600 metros, só depois disso que ela foi reformada. Como a ilha é muito pequena, uma parte da pista teve que continuar pelo mar, com 180 colunas e mais de 70 metros de altura.
Os ventos fortes vindo do oceano é o que mais preocupa os pilotos. As turbulências fazem parte da rotina de quem pousa ou aterriza no Aeroporto Internacional da Madeira.
Aeroporto de Courchevel, França
Quem gosta de esquiar certamente já ouviu falar da estação Courchevel, dos Alpes franceses. Sua beleza encanta em cada detalhe e durante a noite, as luzes dão a este lugar uma magia incrível. Mas atrás de toda essa beleza também existe um perigo, o Aeroporto de Courchevel. Sua pista tem apenas 520 metros de comprimento que termina exatamente num precipício com mais de 2000 metros de altura.
Outro fator que faz desse aeroporto ser um dos mais diferentes do mundo e que desperta a curiosidade em várias pessoas, é sua inclinação. Sim, esse aeroporto não é plano, sua inclinação é de 18,5 graus. Isso faz com que os pousos e decolagens sejam feitos de uma forma muito particular. Fora todos os perigos, a bela vista sobre os picos nevados da região faz valer a pena cada segundo de tensão. Quando a nevasca aperta, é comum os voos sofrerem alguns atrasos ou até serem cancelados. Por isso, se você for um dia para lá, prefira épocas do ano em que as nevascas não são tão comuns.
Aeroporto Internacional de Osaka, Japão
O Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo e nem mesmo o seu pequeno território impede que os avanços continuem. Isso porque quanto menos espaço o país tem, mais soluções inovadoras precisam ser desenvolvidas. Em Osaka, no Japão, não havia espaço para a construção do aeroporto da cidade.
A solução foi fazer surgir uma ilha no meio do mar. Sua estrutura faraônica conta com 4 km por 2,5 km de pura engenharia. Assim surgiu o Aeroporto Internacional de Osaka. Uma ponte de 3 km conecta este aeroporto a cidade de Osaka. Outra curiosidade é que especialistas afirmam que, devido ao aquecimento global, ele ficará submerso em até 50 anos.
Aeroporto de Gibraltar
Alguns aeroportos podem atrapalhar o sono ou o silêncio de alguém devido ao barulho, já o aeroporto de Gibraltar atrapalha o trânsito de uma cidade inteira. Localizado entre a Espanha e o Marrocos, Gibraltar é um pequeno território colonial britânico. Seu aeroporto foi construído durante a Segunda Guerra Mundial para servir de base para as tropas britânicas.
O que torna esse aeroporto um dos mais diferentes e curiosos do mundo é que sua pista cruza com a avenida Winston Churchill. Uma das mais movimentadas da ilha. É isso mesmo que você ouviu, os aviões pousam e aterrizam em meio aos carros. O motivo disso é simples, além de não ter muito espaço em Gibraltar, essa é uma das únicas partes 100% planas da ilha.
Aeroporto de Congonhas, São Paulo
O aeroporto de Congonhas em São Paulo não chega a atravessar uma avenida como o de Gibraltar, mas está cercado por toda uma cidade. Quando o aeroporto foi inaugurado em 1936, não se imaginava o cenário que se transformaria anos mais tarde. Hoje, avenidas e prédios estão bem próximos, o que torna o aeroporto de Congonhas um dos mais diferentes e até um dos mais perigosos do mundo. Um dos acidentes mais famosos da aviação brasileira aconteceu justamente lá, em 2007, quando o voo 3054 da TAM saiu da pista e bateu em um prédio.
Aeroporto de Lukla, Nepal
O Nepal é um dos países mais peculiares do mundo e seu aeroporto não poderia ser diferente. Seu aeroporto fica localizado a 2.900 metros de altitude. Em um lado da pista é possível observar uma enorme montanha, o que causa medo em todos que pousam por lá pela primeira vez. A sensação é de que a qualquer momento o avião irá bater nela. Mas o real perigo está do outro lado. Com uma queda de mais de 1000 metros de altura, qualquer desvio pode ser o fim. Uma curiosidade é que ele é usado basicamente por alpinistas que sonham escalar o Monte Everest.
Aeroporto de Barra, Escócia
Pousar numa avenida cheia de carros ou numa montanha a beira do precipício é estranho, mas pousar nas areias de uma praia não fica muito pra trás. O aeroporto de Barra, na Escócia, fica situado na baía de Traigh Mor, no arquipélago das ilhas Hébridas e tem essa particularidade. Ele é um dos únicos aeroportos do mundo a operar sobre a areia de praia. Uma das curiosidades mais incríveis é que sua iluminação é natural e a pista funciona de acordo com a maré. Sim, se a maré encher, a pista some. Incrível, não é mesmo?!
Certamente os atrasos nos voos deste aeroporto são mais frequentes do que em outros. Afinal, depender da maré é complicado. Você pode não ter planos para visitar Traigh Mor na Escócia, mas os atrasos nos voos podem acontecer com você em qualquer lugar do mundo. Por isso, é muito importante saber como proceder caso o seu voo atrase
Aeroporto Internacional Rei Fahd, Dammam, Arábia Saudita
Nem só de curiosidades extremas é feita essa lista. O Aeroporto Internacional Rei Fahd da cidade de Dammam, na Arábia Saudita, é um dos maiores do mundo. Com mais de 700 km², eles recebem mais de 30 milhões de passageiros por ano. Esse aeroporto é tão grande que é 18 km² maior que Bahrein. Toda essa magnitude se reflete em segurança e tranquilidade para os passageiros. Diferente do que vimos até aqui, com aeroportos muito perigosos, esse é muito tranquilo e sem surpresas.
Além disso, conta com uma Mesquita com capacidade para duas mil pessoas e um terminal separado para a família real saudita. Incrível né?
Ele poderia estar tranquilamente na lista dos aeroportos mais confortáveis do mundo. Sua grandeza impressiona até os viajantes mais experientes.
.
Fonte: Meu direito
Confira essa e outras noticias no nosso Instagram.