22 de junho de 2020 Live The Best 0 Comentários

Live com a Marta Martins do HF Hotels

Nesta quarta-feira, dia 24 de junho, às 18h, teremos em nosso Instagram uma Live, com a Marta Martins, Business Strategy e General Manager do HF Hotels.

Participe da Live sobre a Rede de hotéis HF Hotels e as festividades de São João.

 

Conheça um pouco mais sobre a Marta:

Marta Martins nasceu em pleno Alto Minho, zona norte de Portugal, em Arcos de Valdevez. Fica entre Viana do Castelo e Braga e cerca de 1h de carro do Porto. Com isso ela sempre esteve muito enraízada com a cultura e costumes desta zona do país.

Cresceu no meio dos campos, das colheitas, das desfolhadas e do folclore.

Em toda a zona norte não existe o cultivo de trigo, (este é cultivado no Alentejo) por essa razão as “nossas gentes” inventaram o pão de milho, feito com o que tinha de mais abundante na terrinha, o Milho.

Em toda a zona norte de Portugal, as festas de S. João ou joaninas são bem conhecidas, assim como todos os outros santos populares.

É tradição do norte de Portugal, durante as festas dos santos populares, apreciar uma boa sardinha, bem gordinha e suculenta, deitada num pedaço de pão de milho e um belo copo de vinho verde tinto.

No alto milho, o vinho verde tinto é composto essencialmente por uma casta que se chama “vinhão”. O motivo de ser bebido com a sardinha era precisamente por esta ser um pouco indigesta e o vinho ajudava na digestão.

 

Conheça um pouco sobre a festa de São João:

Reza a história que vem do tempo dos reis e tudo começou para celebrar as colheitas e a fertilidade.

Até aos anos 80 sensivelmente, era típico utilizar-se o alho poró, batendo na cabeça, três vezes, a quem queríamos felicitar ou abençoar, bem como, era também utilizado um ramo de Arruda para afastar o mau olhado e a inveja. Ainda hoje a minha avó tem arruda na entrada da porta, em sua casa.

Nos anos 80 foi criado o famoso martelo de S. João, com desenho “fálico” (pênis e testículos) para homenagear a fertilidade masculina que vinha, mais uma vez, associado ao sucesso das colheitas da terra. Desde então vemos o agora tipico martelo de S. João, com a mesa analogia que sempre existiu o alho poró, dando três marteladas na cabeça de por quem cruzamos. Por brincadeira, e pelo aglomerado de gente, últimos anos as três marteladas passaram somente a uma.

A cidade de Braga é onde existem os registos mais antigos sobre esta festividade que remontam ao séc XIV. Mas há indícios em livros, do ano 1150, onde se mencionam as primeiras celebrações ao solstício de verão. Por essa razão também é típico do S. João a largada de balões de ar quente.

Esta festa celebra-se um pouco por todo o mundo, talvez pela globalização dos povos e colônias. Vai desde Europa, Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

Na noite de S. João, à mesa temos então o Pão de milho, a sardinha e pimento assado, depois temos o baile com musica portuguesa. O Pimento depois de assado e retirada a pele, tempera-se com azeite, alho, sal e vinagre.

 

Hotéis da Rede HF Hotels em Portugal:

Lisboa: HF Fénix Lisboa, HF Fénix Urban, HF Fénix Garden e HF Fénix Music.
Porto: HF Ipanema Park, HF Ipanema Porto, HF Fénix Porto e HF Tuela Porto.

 

Não vai querer ficar de fora não é mesmo? Acesse no nosso Instagram!

 

Compartilhar: